Festas de adolescentes: dicas para pais
Os pais sabem da importância da vida social para os adolescentes, e que as festas são uma forma de socialização e relaxamento. Entretanto, uma festa não supervisionada ou mal planejada pode ter consequências indesejadas ou mesmo trágicas. Alguns cuidados simples são a chave para uma festa divertida e segura.
Fatos sobre festas de adolescentes
• Lista de convidados: quando um adolescente planeja uma festa, a notícia se espalha muito rapidamente através das redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter. Devido a essas novas mídias, as festas dos adolescentes podem crescer muito, dificultando o controle dos pais.
• Horário e local: as festas dos adolescentes geralmente começam tarde da noite e podem mudar da casa de um para a de outro.
• Álcool e drogas: os adolescentes geralmente esperam que haja álcool, cigarro e maconha nas festas. Alguns pais acreditam que é melhor permitir que os adolescentes bebam em casa. Embora essa idéia possa ser bem intencionada, é equivocada, pois o álcool e outras drogas prejudicam a capacidade de julgamento. Os adolescentes ficam então mais propensos a terem relações sexuais ou se envolverem em incidentes violentos.
O álcool afeta os adolescentes de maneira diferente dos adultos. Em comparação com os adultos, por exemplo, os adolescentes são mais propensos a permanecerem acordados e dirigirem um carro, com um grau de comprometimento mental muito maior.
O que os pais precisam saber
• Comunicação e honestidade: são importantes para manter seus filhos a salvo. Os adolescentes que tem conversas regulares com os pais sobre drogas e álcool são 42% menos propensos a utilizar drogas que aqueles cujos pais não o fazem. Diga aos seus adolescentes que você espera que eles não usem álcool ou outras drogas nas festas.
• Rede de pais: é a melhor ferramenta para combater o consumo de álcool e outras drogas. Conheça os amigos e os pais dos seus filhos. Se seu filho adolescente está planejando ir a uma festa, chame os pais para garantir que eles estarão em casa e que não permitirão drogas ou álcool. Se isso não for possível, não deixe seu filho adolescente ir.
• Responsabilidade legal: os pais são legalmente responsáveis por tudo o que acontece com um menor que consuma álcool ou outras drogas em sua casa. Se algum dos convidados traz álcool ou outras drogas, esteja preparado para entrar em contato com seus pais. E se alguém vier a sua casa já intoxicado, certifique-se de que eles cheguem em casa com segurança. Ajude seu filho a se sentir responsável por isso também.
Os pais também podem ser penalmente ou civilmente responsáveis se álcool ou drogas são fornecidas a um menor em uma festa que eles organizaram, se eles danificam a propriedade de alguém ou se alguém se fere.
Se o seu filho será o anfitrião da festa
• Planeje antecipadamente: passe os planos de festa com seu filho, incentivando-o a planejar atividades ou jogos de grupo não relacionados ao álcool.
• Limite o tamanho da festa: evite festas muito grandes, mantendo uma média de 10-15 adolescentes para cada adulto presente.
• Faça uma lista de participantes: a festa deverá ser apenas para convidados. Nenhum “penetra” será permitido. Isso ajudará a evitar “festas abertas”.
• Combine os horários: defina a que horas a festa começa e termina, não se esquecendo de seguir as leis locais.
• Defina as regras da festa: discuta-as com seu filho adolescente ANTES da festa. As regras devem incluir o seguinte:
– Não haverá tabaco, álcool ou outras drogas.
– Ninguém poderá deixar a festa e depois retornar.
– As luzes ficarão acesas o tempo todo.
– Certos cômodos da casa não poderão ser utilizados.
• Disponibilize comes e bebes: tenha comida e bebidas não alcoólicas disponíveis em quantidade suficiente. Além disso, coloque suas bebidas alcoólicas e medicamentos em um armário trancado.
• Exija a presença de adultos: certifique-se de que pelo menos um adulto estará presente o tempo todo. Peça a outros pais para ajudá-lo, se for preciso. Escolha um local onde você possa ver o que está acontecendo sem atrapalhar. Você também pode ajudar a servir lanches e bebidas.
Se o seu adolescente está indo para uma festa
• Saiba onde será o encontro: saiba onde o seu adolescente está indo e quanto tempo ele ficará lá. Tenha o número de telefone e o endereço da festa. Peça ao seu filho adolescente para chamá-lo se a localização da festa mudar.
• Esteja disponível durante o período da festa: certifique-se de deixar o seu filho sabendo onde você estará durante a festa. Confira se seu filho adolescente tem como ir e voltar da festa, deixando claro que ele pode ligar a qualquer momento para ir embora. Lembre-o de NUNCA pegar carona com alguém que tenha bebido ou usado outras drogas.
• Conheça os amigos e seus pais: converse com o pai do anfitrião da festa para se certificar de que um adulto estará em casa o tempo todo e supervisionará a festa. Certifique-se de que tabaco, álcool e outras drogas não serão permitidos.
• Antecipe problemas: converse com seu filho de antemão sobre como lidar com uma situação em que álcool ou outras drogas estejam disponíveis em uma festa.
• Seja presente e converse abertamente sobre tudo: esteja preparado para receber seu filho adolescente quando ele chegar em casa. Isso pode seja uma boa maneira de verificar o horário de término e falar sobre a noite. Se o seu adolescente pretende passar a noite na casa de um amigo após a festa, verifique este acordo com os pais do amigo e que eles estarão em casa.
As informações contidas neste site não devem ser usadas como substituto dos cuidados médicos e conselhos do hebiatra. Pode haver variações no tratamento que seu hebiatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
• Marcelo Meirelles
– Médico Pediatra
– Especialista em Hebiatria (Medicina do Adolescente)