Prevenção primária em saúde na adolescência
Promoção da Saúde e Níveis de Prevenção
A promoção da saúde foi nominada, pela primeira vez, pelo sanitarista Henry Sigerist, no início do século XX. Ele elaborou as quatro funções da Medicina:
– promoção da saúde;
– prevenção das doenças;
– tratamentos dos doentes;
– reabilitação.
Segundo a sua concepção, a promoção da saúde envolveria ações de educação em saúde e ações estruturais do Estado para melhorar as condições de vida da população.
Leavell & Clark, em 1965, propuseram o modelo da história natural da doença, composto por três níveis de prevenção:
– prevenção primária;
– prevenção secundária;
– prevenção terciária.
Nesse modelo, a promoção da saúde se limitava e compunha um nível de atenção da Medicina Preventiva (prevenção primária), constituindo ações destinadas ao desenvolvimento da saúde e bem-estar gerais no período de pré-patogênese.
Esse modelo contribuiu para destacar as ações sobre o ambiente e sobre os estilos de vida, além de ações clínicas, o que foi fundamental dentro do processo de transição epidemiológica vivenciado no último século, com as doenças crônico-degenerativas ocupando um lugar de destaque.
Dessa maneira, a promoção da saúde, além de se associar a medidas preventivas, passou a englobar a promoção de ambientes e estilos de vida saudáveis.
A Promoção da Saúde e os Níveis de Prevenção segundo Leavell & Clark (1965) | |
---|---|
Nível de Prevenção | Características |
Primária (promoção da saúde e proteção específica) |
– A promoção da saúde aparece como prevenção primária, confundindo-se com a prevenção referente à proteção específica (vacinação, por exemplo). – Corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes. – Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos). |
Secundária (diagnóstico e tratamento precoce; limitação da invalidez) |
– Engloba estratégias populacionais para detecção precoce de doenças, como por exemplo, o rastreamento de câncer de colo uterino. – Também contempla ações com indivíduos doentes ou acidentados com diagnósticos confirmados, para que se curem ou mantenham-se funcionalmente sadios, evitando complicações e mortes prematuras. Isto se dá por meio de práticas clínicas preventivas e de educação em saúde, objetivando a adoção/mudança de comportamentos (alimentares, atividades físicas etc.). |
Terciária (reabilitação) |
– Consiste no cuidado de sujeitos com sequelas de doenças ou acidentes, visando a recuperação ou a manutenção em equilíbrio funciona. |
Recommendations for Preventive Pediatric Health Care Bright Futures/American Academy of Pediatrics |
||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Recomendação | Idade (anos) | |||||||||||
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | |
Consulta médica | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ |
Vacinação | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ |
Exame físico completo incluindo P, E, IMC e PA | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ |
Vigilância do desenvolvimento | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ |
Avaliação Psicossocial / Comportamental | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ |
Rastreio de depressão | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ||
Avaliação do uso de drogas | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | |
Avaliação da acuidade visual | ⚑ | ⚐ | ⚑ | ⚐ | ⚐ | ⚑ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ |
Avaliação da acuidade auditiva | ⚑ | ← ⚑ → | ← ⚑ → | ← ⚑ → | ||||||||
Anemia | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ |
Tuberculose | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ |
Dislipidemia | ← ⚑ → | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ← ⚑ → | |||||
Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ |
HIV | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ⚐ | ← ⚑ → | ⚐ | ⚐ | ⚐ | |||
Displasia cervical | ⚑ | |||||||||||
Orientação antecipada | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ | ⚑ |
– As recomendações acima representam um consenso da Academia Americana de Pediatria (AAP) e da Bright Futures, e destinam-se a pacientes que estão recebendo cuidados parentais adequados, não apresentam manifestações de problemas de saúde importantes e estão crescendo e se desenvolvendo de maneira satisfatória. ⚑: recomendação deve ser realizada ← ⚑ →: faixa etária na qual a recomendação deve ser realizada ⚐: realizar avaliação de risco e, se positiva, proceder com a recomendação – A AAP enfatiza a importância da continuidade do cuidado na atenção integral à saúde e a necessidade de evitar a fragmentação do atendimento. |
• Marcelo Meirelles
– Médico Pediatra
– Médico Hebiatra (Especialista em Medicina do Adolescente)