Questões de prova: Concurso EBSERH-CESPE-CEBRASPE, 2018 – Medicina do Adolescente


(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) No que se refere à adolescência e aos múltiplos aspectos relacionados a essa fase da vida, julgue os itens a seguir:
01. (     ) No geral, o sinal mais precoce de amadurecimento sexual no menino é o aumento peniano.
02. (     ) A puberdade é o período de transição entre a infância e a adolescência.
03. (     ) A primeira manifestação da puberdade nas meninas é o aparecimento do botão mamário, seguido do aparecimento dos pelos pubianos e, mais tarde, do pelos axilares, com a menarca ocorrendo após o pico do crescimento estatural.
04. (     ) O tratamento da puberdade precoce em meninas visa ao bloqueio do desenvolvimento puberal e à regressão de caracteres sexuais como mamas e menstruação — o crescimento dos pelos pubianos, em geral, estaciona, mas não regride.
05. (     ) A ginecomastia que surge no adolescente masculino com relativa frequência e pode ser de discreta até equivalente ao estágio 3 de mamas femininas, corresponde a simples manifestação fisiológica da puberdade, segundo critério de Tanner.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) Ainda com relação à adolescência e aos múltiplos aspectos relacionados a essa fase da vida, julgue os itens seguintes:
06. (     ) A puberdade precoce deve ser sempre bloqueada com GnRH quando apresentar as seguintes características: dependência de gonadotrofinas, evolução rápida e previsão de estatura final prejudicada.
07. (     ) O crescimento dos segmentos do corpo na adolescência inicia-se pelas partes distais e termina pela proximal.
08. (     ) A idade limite inferior da normalidade para o início da puberdade em meninos é de 9 anos e a característica sexual presente mais frequente é o aumento dos pelos pubianos.
09. (     ) Considera-se puberdade precoce nas meninas o aparecimento das mudanças puberais antes dos 10 anos de idade.
10. (     ) A maioria das gestações na adolescência decorre do uso limitado de anticoncepcionais.
11. (     ) O sigilo relativo à consulta do adolescente é total sigilo, podendo o médico responder ao órgão competente pela quebra do sigilo médico.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) Considerando que tem havido debates científicos acerca do crescimento físico na adolescência e dos limites etários para essa fase da vida, julgue os itens que se seguem:
12. (     ) Para a avaliação individual do crescimento do adolescente utilizam-se as curvas National Center for Health Statistics (NCHS).
13. (     ) A velocidade de crescimento (VC), definida como o aumento estatural no intervalo de um mês, dadas as influências sazonais no crescimento, é medida em centímetros por mês.
14. (     ) Após os 4 anos de idade, até o início da puberdade, a velocidade de crescimento das meninas é de 2 a 4 cm/ano a mais do que a dos meninos.
15. (     ) A Organização Mundial de Saúde circunscreve a adolescência à segunda década da vida (dos 10 aos 19 anos de idade) e considera que a juventude se estende dos 15 aos 24 anos de idade.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) Os cuidados de orientação na puberdade e adolescência requerem dos profissionais de saúde domínio amplo sobre como relacionar, na consulta, sexualidade, imunização, fisiologia e drogas lícitas e ilícitas. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir:
16. (     ) Na primeira consulta, não deve haver participação da família, para que o médico estabeleça uma boa relação com o adolescente e o conheça melhor.
17. (     ) Puberdade engloba o conjunto de mudanças físicas que transformam o corpo infantil em adulto, compondo a base biológica da adolescência.
18. (     ) Na adolescência, a sexualidade é marcada pelo interesse e pela excitação sexual, que se iniciam como um fenômeno novo, de modo que se devem considerar aspectos normais do desenvolvimento adolescente o desenvolvimento e a busca de novas sensações sexuais.
19. (     ) Conforme orientação do Ministério da Saúde para 2018, a vacinação para HPV (vírus do papiloma humano) deverá ser dada em duas doses, devendo ocorrer de 9 a 14 anos de idade, no caso das meninas, e de 11 a 14 anos de idade, no caso dos meninos.
20. (     ) O infarto agudo do miocárdio na população adolescente pode estar relacionado ao consumo de cocaína, cujos sintomas incluem a dor torácica.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) Considerando que a violência nas escolas é alvo de preocupação da sociedade e em especial de pais e professores, julgue os itens a seguir:
21. (     ) Apesar de a maioria dos adolescentes vítimas de bullying nas escolas possuir baixa autoestima, diante de situações agressivas esses jovens reagem sem dificuldades e de forma contundente.
22. (     ) A escola e o educador podem se tornar agentes de violência, ao imporem conteúdos sem interesse e significados, pressionarem os alunos por meio do poder de avaliação e agredirem verbalmente os alunos, colocando-os em situações constrangedoras.
23. (     ) De acordo com a pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) acerca da violência nas escolas, aparece em primeiro lugar, em todo o país, a violência verbal praticada por todos os atores escolares, com alunos, professores e funcionários atingindo-se mutuamente; encontra-se em segundo lugar o vandalismo contra o patrimônio; e em último lugar está a violência física.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) Acerca do trabalho de crianças e adolescentes, julgue os seguintes itens:
24. (     ) Os adolescentes, devido as suas condições biopsicossociais, ficam menos suscetíveis a adquirir doenças ocupacionais e menos vulneráveis às situações de risco no ambiente de trabalho.
25. (     ) É importante combater todas as formas de exploração do trabalho infantil, especialmente as mais difíceis de serem identificadas e erradicadas como, por exemplo, o trabalho doméstico.
26. (     ) De acordo com a Constituição Federal de 1988, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e no ECA (1990), é proibido, no Brasil, o trabalho realizado por pessoas com menos de dezoito anos de idade.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) No que se refere às doenças crônicas no adolescente, julgue os itens subsequentes:
27. (     ) Assim como ocorre com os indivíduos na fase adulta, a maioria das doenças crônicas na infância e na adolescência pode ser prevenida por mudanças nos hábitos de vida.
28. (     ) Os adolescentes com doença crônica têm igual ou maior tendência que os adolescentes saudáveis para os comportamentos de risco, tais como: consumo de drogas, de álcool; hábitos tabagísticos; e relações sexuais desprotegidas.
29. (     ) Adolescentes portadores de doenças crônicas que adotem postura de raiva e rebeldia, quando informados sobre as complicações futuras dessas doenças, tendem a aderir melhor ao tratamento proposto que aqueles que não adotem as posturas citadas.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) A violência letal viola um direito humano fundamental: o direito à vida. No Brasil, esse tipo de violação incide de forma mais acentuada nos adolescentes e nos jovens, que estão sobrerrepresentados entre as vítimas de homicídios e, por isso, devem ser considerados atores fundamentais na discussão das políticas públicas de segurança e proteção à vida. Com relação à violência na adolescência, julgue os itens subsecutivos:
30. (     ) A falta de perspectiva de projetos de vida por parte dos adolescentes, de forma individual e coletiva, tem sido apontada como fonte da complexa relação entre juventude e violência.
31. (     ) A probabilidade de um adolescente ser morto por homicídio é a mesma para um branco e um negro, o que indica que o risco de ser vítima de violência atinge igualmente todos os jovens brasileiros.
32. (     ) No Brasil, o risco de ser morto por homicídio é maior para o adolescente do sexo feminino do que para o do sexo masculino.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) Uma das queixas mais frequentes na consulta do adolescente é a cefaleia. Julgue os próximos itens com relação a esse assunto:
33. (     ) Em relação à enxaqueca na população jovem, a característica de hemicrania nem sempre está presente, ocorrendo com frequência nesse segmento populacional a cefaleia bilateral, com sensação “em aperto”.
34. (     ) A presença de cefaleia matinal associada a vômitos é um sinal de alerta e indica necessidade urgente de encaminhamento ao especialista.
35. (     ) No caso de pacientes que apresentem enxaquecas basilares, em que são frequentes os sintomas de vertigens, náuseas e tinnitus, não há necessidade de investigar instabilidade vestibular ou vasovagal nem outras lesões de fossa posterior.

(2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE) Acerca do transtorno depressivo, do suicídio e da automutilação na adolescência e de aspectos a eles relacionados, julgue os itens a seguir:
36. (     ) A depressão no adolescente, segundo o DSM-IV-TR, é semelhante à do adulto, portanto os mesmos critérios diagnósticos dos adultos podem ser utilizados nessa população.
37. (     ) Na puberdade, os meninos estão mais propensos que as meninas a apresentar transtornos depressivos, ao passo que, na infância, as meninas estão mais propensas que os meninos.
38. (     ) Dados estatísticos constatam crescimento na taxa de suicídio nos últimos anos entre crianças e adolescentes de dez a quatorze anos de idade.
39. (     ) Em relação à automutilação, há pesquisas que apontam para o fato de que 90% das pessoas que se agrediam na adolescência abandonaram a prática na vida adulta.
40. (     ) Na automutilação, ou cutting — que pode ser definida como qualquer comportamento intencional que envolva agressão física direta ao próprio corpo com o propósito de aliviar dores emocionais —, há uma intenção suicida consciente.

Questões de prova: Concurso EBSERH-CESPE-CEBRASPE, 2018 – Medicina do Adolescente

Gabarito

2018- EBSERH/CESPE/CEBRASPE
Questão Alternativa correta
01 E
02 C
03 C
04 C
05 C
06 C
07 C
08 E
09 E
10 C
11 E
12 E
13 E
14 E
15 C
16 E
17 C
18 C
19 C
20 C
21 E
22 C
23 E
24 E
25 C
26 E
27 E
28 C
29 E
30 C
31 E
32 E
33 C
34 C
35 E
36 C
37 E
38 C
39 C
40 E

• Marcelo Meirelles
– Médico Pediatra
– Médico Hebiatra (Especialista em Medicina do Adolescente)


Leia também:

Deixe um comentário