Adolescência Normal – Um Enfoque Psicanalítico
▪ ABERASTURY, A. KNOBEL, M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas. 1981. 92 p.
Prefácio
Arminda Aberastury, Maurício Knobel
Numa comunhão de ideias verdadeiramente significativa e gratificante, vimos há muitos anos trabalhando juntos.
O trabalho específico sobre adolescência começou com os grupos de estudos preparatórios para colocar e acrescer ideias e experiências ao 1º Congresso Interno e ao IX Simpósio da Associação Psicanalítica Argentina, realizado em Buenos Aires em fins de 1964.
A ação diretriz e a exposição de ideias básicas esteve a cargo de um de nós (A. Aberastury) e encontrou nos grupos de trabalho não só colegas comuns, mas colaboradores que souberam interpretar fielmente as teorias propostas, validadas pela prática psicanalítica de todos os que intervieram nestes estudos.
Assim surgiram vários trabalhos que apareceram publicados num livro, verdadeira ata desse Simpósio, intitulado Psicanálise da mania e a psicopatia, editado pela Paidós em 1966, de acordo com a recompilação que realizaram A. Rascovsky e D. Liberman.
Consideramos que esses trabalhos são básicos para um estudo psicanalítico da adolescência e resolvemos reproduzi-las neste volume, com ligeiras modificações de caráter formal.
Refletem uma linha de pensamento que bem pode denominar-se, conforme nos manifestaram nossos próprios colegas e colaboradores, assim como psicanalistas e autores nacionais e estrangeiros, a “escola de Arminda Aberastury”. Portanto, acreditamos conveniente acrescentar a esses trabalhos básicos algumas contribuições mais recentes que, entendemos, completam uma parte do vasto panorama do enfoque psicanalítico da adolescência, que precisa ser estudado profundamente e ao qual logicamente deverão ser acrescidas mais experiências.
Esta temática provoca, na atualidade, o interesse de diversos setores de estudiosos da conduta humana e exige todas as contribuições das diferentes disciplinas científicas.
Como psicanalistas, consideramos que é um compromisso oferecer nossa contribuição, que, desde já, implica o compromisso de continuar investigando e transmitir posteriormente nossas conclusões.
• Dr. Marcelo Meirelles
– Médico Pediatra
– Médico Hebiatra (Especialista em Medicina do Adolescente)
– Psiquiatria na Infância e Adolescência