Pular para o conteúdo

Mudanças na conectividade funcional no cérebro de adolescentes com Dependência de Internet: uma revisão sistemática da literatura de estudos de imagem




    4. Métodos

    O protocolo de revisão foi conduzido de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) (ver Checklist S1).

    Estratégia de pesquisa e processo de seleção

    Uma pesquisa sistemática foi realizada até abril de 2023 em duas fontes de banco de dados, PubMed e PsycINFO, usando uma série de termos relevantes para o título e questões de pesquisa (ver lista completa de termos de pesquisa no Apêndice S1). Todos os artigos pesquisados ​​podem ser acessados ​​no S1 Data.

    Os artigos elegíveis foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão utilizados para a presente revisão foram:
    ▪ (i) participantes dos estudos com diagnóstico clínico de Dependência de Internet;
    ▪ (ii) participantes com idade entre 10 e 19 anos;
    ▪ (iii) investigações de pesquisas por imagem;
    ▪ (iv) trabalhos publicados entre janeiro de 2013 e abril de 2023;
    ▪ (v) escritos em língua inglesa;
    ▪ (vi) artigos revisados ​​por pares e
    ▪ (vii) texto completo.

    Os números de artigos excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão são mostrados na Figura 1. O título e o resumo de cada estudo foram selecionados para elegibilidade.

    Fig 1. Prisma flow diagram of study selection process.

    Avaliação de qualidade

    Os textos completos de todos os estudos potencialmente relevantes foram então recuperados e avaliados posteriormente quanto à elegibilidade. Além disso, os artigos foram avaliados criticamente com base na estrutura GRADE (Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluations) para avaliar o estudo individualmente tanto quanto à qualidade quanto ao viés. Os níveis de qualidade subsequentes foram então avaliados para cada artigo e listados como baixo, moderado ou alto.

    Processo de coleta de dados

    Os dados que atenderam aos requisitos de inclusão foram inseridos em uma planilha Excel para extração de dados e posterior seleção. O autor do artigo, ano de publicação, país, faixa etária, tamanho da amostra dos participantes, sexo, área de interesse, medidas, resultado e qualidade do artigo foram todos incluídos na planilha de extração de dados. Os estudos que analisaram a conectividade funcional, por exemplo, foram agrupados, enquanto os estudos que analisaram a conectividade funcional em áreas específicas foram divididos em subgrupos.

    Síntese e análise de dados

    Os artigos foram classificados de acordo com sua localização no cérebro, bem como a rede ou via da qual faziam parte, para criar uma narrativa coerente entre os estudos selecionados. Conclusões sobre diversas tendências de pesquisa relevantes para agrupamentos específicos foram extraídas desses agrupamentos e subgrupos. Para manter as informações oferecidas de forma destacada, essas assertivas foram inseridas na planilha Excel de extração de dados.

    Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *