Adolescência: período de grandes mudanças
Adolescência é um período de mudança de estilo e de personalidade. Durante essa fase, a busca da identidade adulta e independência são os principais objetivos e fazem parte do desenvolvimento psicológico, acompanhados pelas modificações físicas e cognitivas.
A adolescência é, portanto, uma fase evolutiva do ser humano, onde ocorrem todas as alterações necessárias para transformar a criança em adulto. É uma fase turbulenta, marcada por mudanças biopsicossociais que, se não compreendida, passa a ser rotulada de problemática.
Aqueles que pretendem lidar com adolescentes devem fazê-lo sem preconceitos, acolhendo esses jovens e apoiando-os neste período da vida, que muitas vezes os assusta. A agressividade e a relutância mostradas inicialmente nada mais são que máscaras escondendo a insegurança diante de tantas mudanças, que acontecem sem autorização de ninguém, sem que se possa voltar atrás.
Com o conhecimento do desenvolvimento psicológico e das características da Síndrome da Adolescência Normal, pode-se compreender melhor a juventude e suas formas de expressão, fortalecendo os vínculos com nossos pacientes. Dessa forma, poder-se-á colaborar para que tenham uma adolescência saudável, culminando em adultos maduros e responsáveis.
Os três grandes lutos da adolescência
Para vivenciar todas essas mudanças, o adolescente passa por momentos de experimentações e perdas, de modo a reformular os conceitos que tem a respeito de si mesmo e do mundo. Segundo Erikson, a busca da identidade adulta é a principal tarefa da adolescência e, para que isto aconteça, é necessário que o jovem vivencie três grandes perdas:
Luto pela perda do corpo infantil
O corpo se modifica, independente de sua vontade, o que causa grande desconforto, mais facilmente percebido nas fases iniciais da adolescência.
Luto pela perda da identidade infantil
A sociedade e o próprio indivíduo passam a exigir um comportamento diferente daquele mostrado até o momento, com responsabilidades e deveres.
Luto pela perda dos pais da infância
Os pais deixam de ser vistos como ídolos infalíveis e passam a ser vistos como humanos, tão frágeis e capazes de errar como qualquer outro.
Síndrome da Adolescência Normal
Para elaborar essas perdas, o jovem apresenta uma série de manifestações emocionais e alterações comportamentais que, se encontradas nesta fase da vida, podem ser consideradas normais, fazendo parte do processo de crescimento físico e psíquico.
Aberastury e Knobel (1981) aglomeraram estas características na chamada Síndrome da Adolescência Normal, podendo cada uma delas estar ou não presente em cada adolescente, com maior ou menor intensidade e aspectos individuais, de acordo com o contexto sociocultural de cada um. Fazem parte da Síndrome da Adolescência Normal os seguintes dez itens:
01. Busca de si mesmo e da identidade
Para descobrir quem é e do que gosta, o indivíduo passa por uma reformulação da autoimagem, apresentando padrões transitórios de comportamento, encontros fortuitos e paixões repentinas. É uma fase de experimentação, onde analisa a reação do meio frente as suas atitudes. Costuma nesta fase ser erroneamente acusado de vulnerável ou até mesmo promíscuo pelos adultos.
02. Separação progressiva dos pais
As relações interfamiliares se modificam, surgindo uma ambiguidade de sentimentos tanto nos jovens como em seus pais, que desejam o seu crescimento e maturidade, porém temem os riscos aos quais seus filhos estão expostos. Iniciam-se então as divergências e discussões, tão comuns nesta fase. É preciso que fique claro aos pais angustiados que o conflito de gerações é necessário para que se atinja a independência e individualidade esperadas de um adulto saudável.
03. Tendência grupal
Enquanto afasta-se ideologicamente dos pais, o adolescente procura um grupo com o qual se identificar. É mais um passo a caminho da independência. É devido a essa característica que se observam as “tribos”, onde todos usam um mesmo linguajar e vestem-se do mesmo modo. Não é uma decisão estática, pois o grupo de identificação pode mudar várias vezes.
04. Necessidade de intelectualizar e fantasiar
O pensamento concreto da infância torna-se abstrato, podendo o jovem formular hipóteses a partir de suas vivências. É ao mesmo tempo uma fuga para o seu interior, diante das mudanças que estão acontecendo em seu corpo, as quais assiste passivamente sem poder modificar. Mais uma vez os desentendidos tendem a criticar estes jovens, taxando-os de desatentos ou preguiçosos, quando estão, na realidade, exercitando suas capacidades mentais.
05. Crises religiosas
A experimentação da identidade é acompanhada pela busca de uma dimensão religiosa. Pode variar do ateísmo a crenças ortodoxas, independente do credo de suas famílias. Essa identificação não é estática, podendo ser modificada no decorrer dos anos e tendendo, muitas vezes, a se definir no início da vida adulta, com os padrões de seus pais.
06. Distorção temporal:
Existe uma distorção do tempo, considerando urgentes situações não tão urgentes assim, e protelando atitudes que aos adultos parecem urgentes. Há uma dilatação da dimensão do presente e um afastamento da dimensão do passado e futuro. O adolescente é imediatista, vivendo para o aqui e o agora. Esperar atitudes preventivas espontâneas nesta fase da vida é um engano, pois para eles o futuro é muito distante.
07. Contradições sucessivas na manifestação de conduta
O adolescente está à procura de seu papel na sociedade e é através da experimentação que deverá encontrá-lo. Não é esperado que apresente uma linha de conduta rígida, pois sua personalidade ainda é maleável, sendo moldada através das vivências de cada um.
08. Atitude social reivindicatória
O processo do amadurecimento envolve uma necessidade de autoafirmação, com a contestação dos padrões vigentes. Associada à capacidade de fantasiar um mundo ideal, o jovem vai à luta, procurando um universo melhor e, quando não encontra espaço para sua busca, pode agir com agressividade. Diferente dos adultos, o adolescente ainda não se decepcionou muitas vezes e, portanto, acredita poder transformar a humanidade.
09. Constantes flutuações de humor
Diante de tantas modificações, conquistas e impedimentos, percebem-se sentimentos de exaltação e euforia intercalados com depressão e solidão. São muitas as experiências vividas a cada dia e a reação a cada uma delas é muito variada. É assim que o jovem vai aprendendo a ter sentimentos próprios e a elaborar as suas dificuldades.
10. Evolução sexual
A evolução sexual faz parte da Síndrome da Adolescência Normal. A sexualidade evolui do autoerotismo de caráter exploratório da fase inicial da adolescência, passando pela relação genital descompromissada, até chegar ao relacionamento onde predomina a preocupação com o parceiro e a estabilidade emocional. É comum ocorrerem nesta fase experiências homossexuais como parte do aprendizado, sem que signifiquem uma opção sexual já definida.
Referências Bibliográficas
• MAURO, Athenê Maria de Marco França (Org.). Coordenação do Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde – COODEPPS. Manual de Atenção à Saúde do Adolescente. São Paulo: Secretaria de Saúde, 2006. 328p.
• Dr. Marcelo Meirelles
– Médico Pediatra
– Médico Hebiatra (Especialista em Medicina do Adolescente)
– Psiquiatria na Infância e Adolescência